16 maio, 2016

10 Truques de Decoração para pequenos Espaços





Espaços pequenos algumas vezes dão trabalho de decorar pela limitação do ambiente, pensando nisso, buscamos dez truques simples pra te ensinar como organizar e decorar seu lar deixando seu pequeno cantinho um charme!

Confira abaixo truques que vão deixar seu lar muito mais charmoso!



1. Espelhos

Usar Espelhos é um grande truque de arquitetos e decoradores para dar mais leveza em um ambiente pequeno, eles transmitem sensação de amplitude dando a ideia de um lugar mais espaçoso e harmônico.
Pode ser usado desde grandes espelhos ou até pequenos usados em conjunto. Vale apostar em formatos e simetrias diferentes, o que seu espaço e criatividade quiserem.
Se o orçamento estiver apertado, uma opção barata é comprar espelhos com moldura (são fáceis de encontrar até em hipermercados e pode retirar a moldura fácil) e fazer uma galeria dos itens na parede.






2. Esconderijos

Use recipientes, caixas, baús, organizadores plásticos, etc, para organizar coisas dentro de moveis, abaixo da cama, em cima de armários , prateleiras e guarda-roupas.
Existem tbm móveis, como poltronas, sofás, mesas, e camas com compartimentos secretos , são os móveis multifuncionais. Você pode buscar uma opção nas lojas ou mandar adaptar seu móvel adicionando o compartimento com um marceneiro.







3. Plantas

Plantas são uma aposta certeira em qualquer decoração. Em locais pequenos vale abusar dos jardins verticais, nos mini jardins conhecidos como Fairy Garden e em suculentas /cactos em pequenos recipientes (vasos, xícaras decoradas, potes, latinhas pintadas, etc).
Você pode usar pallets, prateleiras, telas metalizas ou ganchos especiais para prega-las nas paredes ou teto.








4 . Prateleiras e Nichos

Prateleiras, armários e nichos são ótimos pra organizar e decorar pequenos espaços, pois sua disposição vertical permite mais variação na decoração, além de poder aproveitar espaços improváveis, como cantos das paredes, acima de móveis ou ate mesmo acima da porta .
Mas cuidado pra não poluir demais os espaços verticais, fazendo o efeito reverso do esperado.








5. Menos Divisões

Divisões em excesso aumentam a sensação de aperto, sem contar que derrubar paredes acrescenta valiosos centímetros aos cômodos. Por isso, nada de compartimentar: Concentre várias funções em um mesmo ambiente. Consulte com ajuda de um profissional o projeto da planta do seu apartamento ou casa e veja se pode derrubar algumas paredes e ampliar seu espaço. A Visão aberta dá uma sensação muito mais ampla.








6- Separadores criativos

Paredes não são ideais para ambientes pequenos, porém vc pode usar algumas ideias de separadores charmosos pra dividir os cômodos de forma mais discreta e ampla. Então para criar a impressão do ambiente estar separado sem parecer apertado, use outros elementos como a troca da cor da parede, estantes vazadas ou biombos, cortinas, separadores de canos pvc, nichos empilhados e tapetes grandes. Uma simples linha de pastilhas sobre a pia da cozinha, já gera uma divisão visual elegante por exemplo.







7. Móveis grandes

Uma dica que passa despercebida e que causa confusão é a disposição dos móveis. Muitos optam por móveis pequenos achando que assim estão otimizando o espaço. Porém móveis pequenos fazem você se sentir morando em uma casa de bonecas, estimulando a acrescentar mais pequenos itens pra complementar. Por isso, decida como cada ambiente será usado, e compre móveis maiores que preencham o espaço necessário. Por exemplo: para a sala, use um sofá grande apenas, ao invés de um jogo de sofá duplo com poltronas, um aparador longo pra tv, suspensos ou até um quadro que acompanhe a proporção do sofá. E só instale mesa lateral ou de centro, se sobrar espaço. Opte por um grande tapete no lugar da mesinha, envolvendo quase todos os móveis.






8. Móveis Suspensos

Instale móveis suspensos. Enxergar o chão- ou tapete - desaparecendo debaixo dos móveis faz o espaço parecer maior, ganhando área de circulação e leveza. 
Uma distância em que seu pé passe por baixo do móvel já é suficiente, além do mais te permite ter um tapete mais espesso e macio sem parecer prensado/ cortado. Vale a mena engastar os móveis nas paredes.








9. Armazenamento Suspenso

Sim, já falamos de prateleiras, nichos e armários verticais, mas esta outro opção é um up da organização e facilita e muito na sua decoração, pois te sobra espaço pros itens decorativos.
Objetos pouco usados podem ser dispersados em caixas suspensas no teto. Ideia muito usada no EUA, e já difundida por aqui no Brasil. 
Escolha um ambiente menos usado e que utilize pra guardar materiais e produtos de limpeza, como por exemplo a dispensa. Instale as caixas no teto com auxilio de um trilho, de madeira ou metal, ou pode também criar prateleiras de tabua com corrente presa ao teto por ganchos e guarde todo excesso não utilizado com tanta frequência, Assim te permite ter os espaços mais limpos e com ar mais leve pra posicionar peças que irão embelezar o ambiente. Ideia ótima pra acabar com aquelas tralhas empilhadas.






10. Pintura Unificada

Opte por pintar o teto com a mesma cor da parede, a idéia de uma caixa monocromática combina com espaços pequenos ampliando o ambiente e dando á decoração um ar contemporâneo mais clean e a sensação de leveza e amplitude.









Então pessoal, essas foram algumas dicas pra vcs aplicarem em casa e ajudar a deixar seu local apertadinho num ambiente mais espaçoso, confortável e decorado.
Se aplicou algumas de nossas dicas e lhe foi funcional, posta ai pra gente os resultados!

Beijos Criativos e até a próxima!



Um comentário:

Diniz denyse disse...

Tudo maravilhoso e muito bem bolado. Adorei as idéias. Parabéns.